Resultado da enquete sobre os leitores do blog

Muito obrigado por responderam a enquete sobre os leitores do blog Sobrevivendo na Ciência! Confiram os resultados a seguir.

O blog tem hoje (21/09/15) 1.521 seguidores e já recebeu 1.143.088 visitas desde março de 2012. Ao todo 220 leitores responderam a enquete. Agradeço muito pela colaboração, pois essa amostra foi suficiente para avaliar a similaridade entre o público-alvo original e o público que de fato acompanha o blog atualmente.

Como eu comentei no último post, este blog nasceu de pequenos manuais que eu escrevia para os meus alunos por volta de 2007. Depois eu transformei esses manuais em um blog no meu antigo site, que por fim foi transposto aqui para a plataforma WordPress. Dessa maneira, o blog começou a ser escrito com foco em estudantes de graduação e pós-graduação em Biologia, especialmente na área de Ecologia.

Contudo, como eu suspeitava, a enquete mostrou que o público atual do blog é diferente do original e está bem mais diversificado. O blog conta agora uma grande maioria de leitores que têm entre 18 e 40 anos e estudam ou trabalham em universidades públicas da região sudeste do Brasil, principalmente nas posições de professores e doutorandos. Além disso, há mais de leitores homens do que mulheres, mas a diferença é pequena. De qualquer forma, a esmagadora maioria dos leitores continua sendo composta por biólogos e ecólogos, mas agora há também leitores oriundos de várias outras áreas.

Confiram aqui os resultados detalhados!

Com base nesses resultados, vou ampliar um pouco o foco dos textos que publico no blog, especialmente de três maneiras:

  1. Pretendo incluir mais temas que sejam do interesse não apenas de “aspiras”, mas também de professores, pesquisadores, postdocs e outros profissionais que já conseguiram a faixa-preta acadêmica (aka doutorado).
  2. Considerando o público mais diversificado que tenho atualmente, vou procurar também escrever mais textos que sejam de interesse geral para cientistas de quaisquer áreas e não apenas Ecologia.
  3. Por fim, vou escrever mais textos que ajudem a reforçar a ponte entre aspiras e faixas-pretas, já que o Caminho do Cientista é tão demorado, árduo e nos muda tanto, que as pessoas que sobrevivem a ele muitas vezes se esquecem de como eram lá na linha de largada. Por exemplo, pretendo convidar mais aspiras para escreverem aqui eventualmente, dando o ponto de vista deles sobre algumas questões.

Faço este blog por amor, sem receber nada em troca e também sem ajuda na maior parte dos textos. No meio da montanha de coisas que tenho para fazer, simplesmente invento um tempo que não tenho para esta atividade, porque acredito na importância de compartilhar informações e experiência. E, acima de tudo, acho que alguém precisa dar dicas de forma clara e franca para quem está começando na carreia de cientista, de modo que os aspiras não repitam os mesmos erros das gerações anteriores e, assim, tenham toda a liberdade para cometerem erros completamente novos. 😉

Muito obrigado a todos os leitores habituais e eventuais por prestigiarem o meu trabalho! Espero que ele continue sendo útil para muita gente. Gostaria muito que alguém tivesse me dado dicas assim “na lata” quando eu comecei minha IC (fazendo marcação e recaptura de preguiças gigantes, rs), pois isso teria me poupado muito estresse desnecessário.

Um forte abraço!

target-demographic-nonprofit-fundraising-2013

Anúncios

5 Replies to “Resultado da enquete sobre os leitores do blog”

  1. Parabéns Marco!
    Eu não respondi à enquete (pena), acabei de terminar meu doutorado e estou adorando a nova fase do blog!
    Muito obrigada pelas dicas e por permanecer fiel ao seu amor à ciência!!! Permanecer escrevendo este blog por amor (e sem ganhar nada em troca) nos inspira a continuar na carreira, mesmo com todo o descaso do nosso governo e com as dificuldades inerentes ao caminho…
    Grande abraço!

  2. Parabéns Marco!!! Seu blog é muito bom e tem tudo pra crescer e ficar ainda melhor com essa nova empreitada de diversificar os textos.

    1. Muito obrigado! Esse crescimento foi uma grande surpresa para mim, estou feliz em poder ajudar essa galera toda.

Os comentários estão desativados.