Concurso para professor substituto na Ecologia da UFMG

Foi aberta uma vaga para professor substituto de Ecologia no Departamento de Biologia Geral da UFMG.

Mais informações na página oficial de concursos da universidade.

ufmg

 

5 respostas para “Concurso para professor substituto na Ecologia da UFMG”

  1. Olá, Professor, tubo bem? Tenho uma dúvida sobre a questão do auto-plágio. Tentei fazer esse comentário no post “Resumo de Congresso não é Publicação”, mas os comentários lá estavam desativados.

    Bom, ao final do ano passado, havia acabado de apresentar a Monografia, que dividi em partes para publicar como artigos, pois havia pretensão de concorrer a uma vaga ao Mestrado e gostaria de melhorar o lattes para aumentar a pontuação.

    Porém, enquanto preparava os artigos, apareceu a oportunidade de enviar os resumos a um congresso brasileiro. Então pesquisei se não havia algum problema em publicar um artigo e enviar o seu resumo a um congresso, onde então encontrei o seu post. Após ler e reler, decidi enviar os resumos sem medo (isso ainda entre novembro/dezembro de 2015).

    Após alguns meses, os artigos foram submetidos, aceitos e publicados. Os trabalhos também foram aceitos para ser apresentados como postar no congresso. Porém, na época da submissão dos trabalhos do congresso não havia como eu citar ou referenciar os artigos, pois eles nem haviam sido submetidos ainda, muito menos aceito. Mas mesmo assim fiz os postes normalmente.

    O congresso foi agora em maio e após voltar a minha cidade, fui altamente repreendido pela coordenação do meu curso, sendo acusado de estar cometendo auto-plágio, pois havia publicado um artigo e não poderia enviar o trabalho a um congresso depois de publicado. Fiquei bastante preocupado porque até ameaçaram e me fizeram medo de um possível processo. E após procurar bastante não achei nada que não permitisse eu apresentar o resumo de um trabalho publicado em um congresso.

    Gostaria muito de saber o que você acha disso. Sei que os professores que me repreenderam não vão mudar a opinião e continuarão criticando, sem considerar quaisquer argumentos, mas mesmo assim, gostaria de saber sua opinião pra não cometer novamente esses erros. Eu errei em não ter citado/referenciado, eu deveria ter feito mais modificações em relação ao trabalho e ao artigo, pois estão semelhantes, eu não deveria mesmo ter enviado ao congresso?

    Espero que possa me ajudar.
    Desde já, muito obrigado.

    Yuri Loiola.

    1. Caro Yuri, fiquei muito surpreso, pois nunca vi um caso igual ao seu. O que você relata é quase surrealista. De qualquer forma, é bom lembrar que os costumes relacionados à publicação variam de área para área, como dito naquele post. Por exemplo, em algumas ciências exatas há congressos nos quais se publica artigos completos originais no livro de anais, e eles têm o mesmo peso que artigos publicados em revistas. Isso é comum na Matemática, entre outras exatas. Contudo, a esmagadora maioria das ciências naturais considera que pôsteres e palestras apresentados em congressos são apenas propaganda, e não publicações de verdade, ficando registrados apenas como resumos nos anais desses eventos. Nas ciências biológicas, especialmente em países de ponta, a maioria dos cientistas inclusive prefere apresentar em congressos apenas trabalhos récem-publicados ou submetidos a alguma revista, para fazer propaganda das descobertas, aumentar o interesse pelo artigo e ainda garantir que ninguém roube a ideia e publique algo parecido antes. Para eu entender melhor o seu caso, me diga qual é a sua área e se o trabalho ficou registrado nos anais do evento como resumo, resumo expandido ou trabalho completo.

      1. Obrigado pela resposta, Professor.

        Sou Farmacêutico, e as pesquisas são na área de cosmetologia. Os trabalhos (3 no total) foram submetidos como trabalho completo, e apresentados em formato E-Poster. No regulamento não específica como irá aparecer nos Anais do Congresso, mas acredito que seja como Trabalho Completo. Os Anais do congresso ainda não foram publicados.

        Estive refletindo e tentando entender, pensei que talvez eu deveria ter citado que o artigo seria enviado para publicação, ou algo relacionado. Ou então penso que o problema seria: o artigo foi publicado, logo, pode existir algum conflito por parte do periódico que publicou o artigo e o trabalho estar presente nos Anais de um congresso? Se houver, acha que devo entrar em contato com alguma das partes?

        Confessor que até receoso fiquei. E agora outro provável cenário problemático: dois resumos foram aceitos para apresentação em uma conferência na Austrália, no formato E-poster. E um dos resumos foi aceito para publicação. Já havia até pago a inscrição, mas aí entra novamente a mesma questão… Pode, ou não pode?

        É isso, espero que tenha entendido a situação. Jamais pensei que pudesse passar por isso: estou com medo de divulgar o que pesquisei, e com medo de ser processado por copiar algo que eu mesmo fiz. É frustrante.

        Espero que possa me dar uma luz! Levarei suas respostas ao meu orientador, e posteriormente, para uma futura reunião com a coordenação do curso de Farmácia, na qual já estou prevendo ser convocado.

        Obrigado novamente pela atenção. Desde já, muito obrigado.
        Yuri Loiola.

        1. Caro Yuri, que situação estranha. Bom, recomendo três coisas:
          1. Converse com colegas mais experientes, que trabalhem na sua área, e pergunte como é o costume de publicação do pessoal de Cosmetologia. Como te disse, a maneira de publicar varia entre áreas. Converse também com colegas da mesma área que trabalham em outros países, para ver se esse costume da área, seja ele qual for, é apenas uma idiossincrasia brasileira ou geral mesmo no mundo todo.
          2. Quando for submeter esse trabalho apresentado no congresso a uma revista, na cover letter, conte que ele saiu como trabalho completo em um congresso. Na minha área, Ecologia, não seria problema.
          3. Se voce descobrir que na sua área isso é mesmo considerado autoplágio, suspenda os outros trabalhos no congresso que ainda não aconteceu.

Deixe um comentário

