O blog vai virar livro!

Caros leitores, vou revelar agora a novidade que anunciei no começo do ano: o meu blog vai virar um livro!

Após quatro anos de publicações neste blog, que na verdade são nove anos considerando o tempo antes da migração para o Wordpress, decidi compilar os melhores textos e escrever um livro com conselhos para cientistas iniciantes. Se todo mundo está fazendo isso nos blogs e vlogs, por que não aderir à moda? (rs)

“Mas, Marco, se já está tudo publicado aqui, por que fazer um livro, já que nem o meio mudaria, considerando que blog e livro são formas de comunicação escrita?” Por três razões principais:

  1. Coerência: fui escrevendo os textos do blog caoticamente, seguindo a minha inspiração ou os pedidos dos leitores. Logo, a ordem dos textos aqui não segue uma lógica. Por outro lado, no livro organizei os textos em uma sequência que reflete o que venho chamando recentemente de “A Jornada do Cientista“. Trata-se de uma analogia direta à “Jornada do Herói”, como proposta por Joseph Campbell em 1949 no livro “The Hero with a Thousand Faces” (quem é nerd sabe do que estou falando, rs). Ou seja, os textos no livro seguem a sequência de eventos em uma carreira acadêmica típica, da iniciação científica ao doutorado, usando a teoria do Campbell como fio condutor. Além disso, considerando que muitos colegas já doutores passaram a ler o blog, incluí uma seção final com conselhos para quem conquistou a faixa preta. Ou seja, cientistas com doutorado, que estão fazendo postdoc ou acabam de ingressar em uma instituição como professores ou pesquisadores novatos.
  2. Novidades: no livro incluí alguns textos inéditos, nunca publicados no blog ou em outros lugares. Assim, quem comprar o livro terá acesso a conselhos que não estarão disponíveis fora dele.
  3. Revisão: os textos publicados aqui no blog sempre foram revisados apenas por mim. Por isso,  muitos contêm erros bobos, já que nada é mais difícil do que enxergar erros em algo que você mesmo escreveu. Já o livro foi revisado por colegas e o peer review faz milagres! Além disso, os textos do livro foram não apenas revisados, mas também atualizados.

Bom, ainda estou cuidando da burocracia relacionada à publicação (registro de propriedade intelectual, ISBN etc.), pois farei um lançamento independente, sem editora. Em breve voltarei aqui para contar onde o livro está disponível.

Um abraço!

2000px-Heroesjourney.svg

Fonte: Wikipedia.

34 Replies to “O blog vai virar livro!”

  1. Muito bom Marco que o livro em breve será realidade, mas que o blog continuará! Minhas aulas nunca seriam as mesmas sem mencionar o “Sobrevivendo na Ciência”.

    1. Oi Tati! Me dá muito orgulho saber que você é leitora do meu blog e o indica para os seus alunos! Sim, o blog vai continuar. A ideia é, de tempos em tempos, compilar os novos textos e editar novos livros. É uma forma de “marcar dois cotovelos com uma cajuzada”: (i) escrever livros devagar, sem pressa; e (ii) permitir que as pessoas que não querem ou não podem comprar o livro mesmo assim tenham acesso ao conhecimento contido nele.

  2. Oi, Marcos. Que ideia ótima! Aproveito também para lhe agradecer pela ajuda (imensa ajuda) na minha caminhada acadêmica. Seus posts são esclarecedores, realistas, motivadores e, em muitos casos, consoladores rs. Parabéns!

    1. Muito obrigado, Deliane! Fico muito feliz por ver que o blog tem sido útil a você e outras pessoas.

  3. Aqui na UFBA ele também será bastante divulgado e – tenho certeza – lido e utilizado pelos nossos alunos. Boa sorte nessa empreitada contra a burocracia!
    Abs!

  4. Que genial !!!!
    Tenho o seu blog como se fosse meu orientador 🙂 !! Muito, mas muito me auxiliou e continua…
    Por favor, mantenha-nos informados, professor!
    Gostaria muito de adquirir um exemplar.

    Abraços.

  5. Caramba, que notícia legal, Marco. Acho que vai ser um livro muito bacana de se ler, e do ponto de vista prático acho que será útil para a galera adentrando nesta vida acadêmica.

    Pode contar com a minha ajuda pra divulgação! 😀

    Abraços!

  6. Ótima notícia Marco, pode contar com mais um leitor e divulgador. Achei bem legal a ideia de usar o monomito como analogia à vida acadêmica. Considerando os posts do blog, acredito que o livro terá outras referências nerds e sobre artes marciais. rs
    Você considerou publicá-lo por meio de financiamento coletivo? Ele terá uma versão digital (.mobi, .epub ou .pdf)?

    1. Oi Lucas, a ideia do monomito é genial, eu curto demais os livros do Campbell. Estou pensando em publicar o livro pela Amazon. Então vai sair em ebook para Kindle e versão impressa, tudo bem baratinho, afinal o público-alvo são estudantes. Depois que eu terminar o registro legal, vou ver o resto com a Amazon.

  7. Que legal, parabéns!
    Curto o formato do blog e, principalmente, a interação autor-leitor que rola por aqui.
    Por outro lado, o livro trará outros benefícios não abarcados no blog.
    De todo o modo, aproveita e vá pensando em uma regra para realizar um sorteio aos seus leitores 🙂

    1. Ah, sim, promoção está nos planos, rs. De qualquer forma, o blog vai continuar. Depois que o livro sair, voltarei a escrever novos textos aqui. Daqui a uns três compilo um novo livro.

  8. Sensacional, Marco!! Fiquei muito feliz com a novidade! Sempre recomendo seu blog pros meus alunos e agora vou ter o maior orgulho de recomendar ser livro. Você sabe que sou sua fã! Você merece muito sucesso, sempre. Beijos, Flá.

  9. Que notícia incrível, Marcos!
    Com certeza será um livro de cabeceira para muitos biólogos.
    Conte com a ajuda da Bocaina para a divulgação do livro, ok?
    Abraços
    Felipe

Comentários encerrados.