Defesa de mestrado do SintECO

Segunda-feira, dia 20 de fevereiro de 2017, às 14:00, teremos mais uma defesa de mestrado no SintECO sobre as regras de montagem de redes ecológicas.

Todos nós já observamos interações ecológicas na natureza. Por exemplo, quando vemos uma abelha visitando uma flor, topamos com um gavião caçando um pombo ou encontramos uma pulga em um cachorro. Estudar essas interações é fundamental para entendermos melhor as relações entre os seres vivos em ambientes naturais, melhorarmos a produtividade de lavouras e controlarmos doenças emergentes, dentre várias outras aplicações.

Gabriel Felix, mestrando do PPG-ECMVS/UFMG, queria responder a seguinte pergunta nesse contexto: quais regras de montagem determinam o “jeitão” de uma rede de interações entre várias espécies? Tendo como norte a “hipótese integradora da especialização ecológica”, que apresentamos em um artigo ano passado (Pinheiro et al. 2016), Gabriel usou um  banco de dados sobre interações entre mamíferos e ectoparasitas para testar três previsões importantes. As descobertas que ele fez parecem ser válidas não apenas para o sistema estudado, mas também para interações ecológicas de um modo geral e até mesmo para outros tipos de redes complexas.

Não daremos aqui spoiler dessas descobertas (rs), que já estão submetidas para publicação e serão amplamente divulgadas em breve. Contudo, todos estão convidados para a defesa aqui na UFMG! Vejam o cartaz oficial abaixo:

gabriel-felix

Errata do cartaz: o membro suplente da banca será o Prof. Adriano Paglia.

Anúncios

2 respostas para “Defesa de mestrado do SintECO”

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s