Textos ou vídeos?

Oi pessoal, queria matar uma curiosidade com vocês sobre formas de divulgação científica.

Desde que comecei na ciência, sempre curti compartilhar conhecimento técnico com os leigos. É claro que a comunicação com os pares é a prioridade de quem trabalha com pesquisa, porque é fundamental divulgar descobertas primeiro entre especialistas, para que eles possam escrutinar novas ideias. Contudo, a comunicação com gente de fora da Academia também é vital, servindo principalmente para divulgar conhecimento já estabelecido e contar algumas novidades com responsabilidade.

O ponto é que parece que as pessoas não curtem mais a leitura, mas preferem assistir vídeos. Essa tendência ficou mais forte a partir da geração Z, consolidou-se na geração millenial e agora ficou fortíssima na geração iGen. Nota-se os efeitos dessa mudança cultural no declínio da atenção recebida por revistas como Ciência Hoje (da qual sou fã desde criança!) e da grande expansão de meios como o YouTube. E não adianta lutar contra a mudança: a mais forte lei da natureza é que tudo é impermanente, inclusive a cultura.

Hoje, por exemplo, há cientistas que conversam com o público no YouTube com grande sucesso. Para mim, os três melhores exemplos são os canais Nerdologia, Pirulla e Ponto em Comum. São três estilos de canal muito diferentes entre si, mas todos bem sucedidos. O Nerdologia, por exemplo, tornou-se tão grande quanto alguns canais não-científicos.

Eu mesmo tenho um canal no YouTube, que é minúsculo, mas mesmo assim recebe uma migalha de atenção. Estou pensando em investir mais nesse canal para três finalidades: (i) explicar os temas principais que pesquisamos no Laboratório de Síntese Ecológica, (ii) divulgar as descobertas feitas pela nossa equipe e (iii) postar aulas de graduação para fortalecer uma estratégia de aprendizado ativo com base em classe invertida.

O que você acha disso? Para me ajudar, poderia, por favor, responder a enquete abaixo? Escolha qual mídia você acha mais eficiente para divulgação científica hoje em dia. Haveria outras opções eficientes para divulgação remota em massa além de vídeos e texto? Se puder me explicar o porquê nos comentários, agradeço muito.

mortal_kombat_versus_screen_hd_by_molim-d49cyif
Fonte da imagem.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s