Foi marcado o dia do juízo final

Lembram quando eu falei que a pós-graduação tinha falido no Brasil, lá em julho de 2015?

Pois bem, muitas cheerleaders partidárias me apedrejaram na época. Tudo bem, o tempo é o senhor da razão.

O Juízo Final acaba de ser marcado para agosto de 2019.

Clique na imagem abaixo e leia a nota oficial da Capes, publicada ontem, dia 1º de agosto de 2018:

Captura de Tela 2018-08-02 às 20.50.55

Pensem com cuidado em quem vão votar nas eleições de outubro. Novos políticos bem instruídos e esclarecidos, com excelente capacidade de negociação, ainda podem ser capazes de cancelar o Juízo Final.

Pressionem os seus candidatos para que façam o dever de casa e se informem mais sobre Educação, Ciência, Tecnologia & Inovação. A única esperança de esse país sair da crise e se desenvolver de verdade um dia é através do conhecimento.

Como sempre repito, a solução não está na violência, paralização ou polarização. É hora de respirar, pensar e negociar. E, acima de tudo, votar conscientemente.

Sugestões de leitura:

  1. Mahatma Gandhi
  2. Henry Thoureau
  3. Martin Luther King

 

Adendo 1 (07/08/18): parece que adiaram o Juízo Final. Está longe de ser uma solução definitiva, mas talvez esse paliativo sirva para segurar a barra mais um pouco. Vejam aqui a notícia.

Adendo 2 (09/08/18): o CNPq também gritou por socorro!

Anúncios

3 respostas para “Foi marcado o dia do juízo final”

  1. Marco, é lastimável! Sinto-me tão impotente e distante =( … eu admiro tanto a ciência, sendo a sincera, dinâmica e interminável jornada na busca pelo conhecimento, sendo algo singularmente capaz de gerar ânimo e inspiração no cotidiano. Existe uma fase na vida em que, normalmente, a gente fica certo de que as parcelas vontade e argumento sensato resultarão numa soma capaz de, indubitavelmente, modificar cenários, porém na prática vemos que não é tão fácil assim, desaba, então, a sobreposição caótica de uma aquarela de interesses imediatos minando, desviando o foco da proposta aritmética.
    Sabemos também que tudo é cíclico e de nada adianta a fixação nos extremos, por isso concordo sobre não se basear em ações violentas, paralisação ou polarização. E muito obrigada pelas ótimas referências nas sugestões de leitura. Eu acredito na ciência, eu acredito que a busca pelo conhecimento, o esclarecimento, a ação bem fundamentada, objetiva e direcionada poderão modificar tal cenário, sendo o momento do voto é uma oportunidade singular.

    Acompanho e admiro muito o blog, agradeço pelo excelente conteúdo que tanto acrescenta, não somente, mas especialmente ao nosso país.
    Seguiremos sempre fazendo o possível dentro das possibilidades, com calma, respirando, porque colocar fogo na biblioteca de Alexandria não faz com que a busca pelo conhecimento seja contida, mas, contrariamente ao infeliz propósito, instiga mais olhares para o fogo, mas para o fogo de Prometeu.
    Abraços!

    1. Oi Marina, parabéns pela sua postura! Nós, acadêmicos, temos que servir de exemplo para a sociedade. As pessoas olham para o esporte principalmente em busca de superação. Olham para a religião principalmente em busca de conforto. Olham para a arte principalmente em busca de inspiração. Olham para a filosofia principalmente em busca de sentido. E, por fim, olham para a ciência principalmente em busca de conhecimento. Em tempos de obscurantismo e caos, temos que ser referência de conhecimento e temperança.

      1. Marco, muito obrigada por suas palavras!
        Realmente, vivendo várias situações nós acabamos percebendo que a comunicação ocorre principalmente através das nossas ações, até mesmo aquelas que ocorrem em momentos mais singelos do cotidiano, por meio de atitudes demonstramos o valor daquilo em que acreditamos, assim como, o que estamos buscando no mundo. Que possamos todos reconhecer o valor do conhecimento e da temperança.
        Abraço!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.