Repasse do I Dia de Saúde Mental na Vida Acadêmica

Oi pessoal!

O dia 12 de Abril de 2019 foi um dia especial na Unesp de Rio Claro. Eu tive o prazer de moderar a mesa redonda que rolou no Primeiro Dia de Saúde Mental na Vida Acadêmica. O evento foi organizado pela Associação de Alunos de Pós-Graduação da  Unesp Rio Claro (APG), e contou com o apoio da Unesp de Rio Claro e de alguns dos seus programas de pós-graduação (PPG Zoologia, PPG Ecologia & Biodiversidade e PPG Desenvolvimento Humano & Tecnológico).

Tivemos três palestrantes durante o evento e discutimos diversos temas que influenciam a saúde do pós-graduando. Estatísticas assustadoras, como as apresentadas pelo coach Vinicius Cerqueira Rodrigues em sua palestra “Inteligência acadêmica vs inteligência emocional”, de que o risco de doença mental é super alto no meio acadêmico, foram discutidas amplamente. Ser inteligentes, organizados e produtivos pode não nos livrar de tomarmos decisões ruins, “nos ferrar” e nos sentir ansiosos e deprimidos.

O papel do ego no sofrimento e como podemos buscar tratamento, além de cuidarmos melhor de nós mesmos (já que nos damos muito trabalho!), foi o tema discutido pela psicóloga Flavia Leal em sua palestra “O cientista no divã”.  Além disso, a conexão entre amor e saúde foi muito bem ilustrada nessa palestra.

Por fim, o Marco apresentou “A jornada do cientista” logo antes de iniciarmos a mesa-redonda. A jornada do cientista está no subtítulo no nosso blog e pode ser conferida tanto neste link quanto no livro do Marco. Se você ainda não ouviu essa história, precisa conferir!

A discussão sobre saúde mental envolveu diversos temas, desde como comemorar vitórias pequenas e grandes em tempos sombrios, até o papel da Capes na jornada, e o papel das Instituições nos cuidados com a saúde do pós-graduando. Muito se falou sobre equilíbrio corpo, mente e espírito, e em como desequilíbrios dessa tríade podem influenciar o que consideramos “nossos sonhos” e em qual é o sentido das coisas que fazemos.

Se você ficou interessado, você pode ver o evento pelo YouTube!

A Conversa só começou, então comente aqui!

Já falamos aqui no blog sobre a importância da saúde mental na vida acadêmica. Iniciativas similares ao nosso evento de saúde mental estão sendo realizadas em outras universidades. Essas iniciativas estão acontecendo por termos nos dado conta de dados alarmantes e também por observarmos nós mesmos e os nossos colegas de graduação e pós-graduação sofrendo.

Considero que o saldo dessa conversa foi super positivo e esse dia foi só o começo. Chega de tabu! Vamos começar a falar sobre saúde mental? Você, leitor do blog, que iniciativas interessantes já viu que podem melhorar o acesso à saúde mental? Comenta aqui embaixo! A sua Universidade provê esses serviços? Do que você sente falta nesse sentido?

Agora seguem algumas imagens do evento para vocês conferirem 🙂

56790783_2168832173232829_872591248349724672_n.jpg
Logo do evento: um cérebro meditando. Fofo demais, não? E para reduzir a quantidade de plástico gerada, pedimos que cada um trouxesse sua caneca 🙂
56894502_2306818622715733_5677365059236397056_n
Pessoal participando da palestra do Vinicius Rodrigues. Tem como não sorrir vendo esse sorriso?
moderando a mesa
Eu, no canto direito, moderando a mesa. À esquerda, Flavia; no meio, o Marco; e à Direita, o Vinicius.
56848115_2306818012715794_8759567142854066176_n
Em sequência, Urucum (Rafael), André, Ana, Luiza, Vinicius, Flavia, eu, Amélia (massagista, sim teve massagem durante o evento!) e o Marco.

Agradecimentos

Gostaria de agradecer muito pelo convite para moderar esta mesa, em especial à Ana Crestani, ao André Regolin, Luiza Cholak, Marco Aurélio Oliveira e Julia Assis. A mesa teve como objetivos ter representatividade feminina e contar com a participação de estudantes de diferentes cursos. Considero que atingimos esses objetivos. Agradeço também à Flávia, ao Vinícius, e ao Marco. Foi uma honra moderar esta mesa-redonda!

Fonte das imagens: Evento no Facebook

 

Uma resposta para “Repasse do I Dia de Saúde Mental na Vida Acadêmica”

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.