Conquistas da ciência brasileira

Neste post, compilamos notícias que demonstram o valor da ciência produzida no Brasil.

Infelizmente, a relação entre Academia e sociedade azedou nos últimos anos. Esse problema começou há décadas e atingimos o fundo do poço agora, na Era do Pós-Verdade (leia mais sobre isso aquiaqui). O Brasil, infelizmente, importou essa briga e vivemos uma crise sem precedentes.

Nós, cientistas, precisamos reconquistar a confiança da sociedade, mostrando que a ciência está em toda parte. Isso inclui desde o remédio que você tomou antes de dormir, passando pelo café que te ajudou a acordar, até o smartphone que está usando agora para ler este post. Diversas maravilhas da sociedade contemporânea são fruto do trabalho de profissionais que se ocupam em entender como o mundo funciona ou em traduzir esse conhecimento para resolver problemas práticos, seja em ciência, tecnologia, engenharia ou matemática (STEM, na sigla em inglês).

E precisamos deixar claro que, sim, pesquisas sérias e relevantes são feitas nas universidades e institutos do Brasil. Desde que o sistema nacional de fomento foi criado, nos anos 1950, vimos progressivamente melhorando primeiro a quantidade e, posteriormente, a qualidade da nossa ciência. Temos a melhor universidade da América Latina e algumas das nossas universidades estão entre as 200 melhores do mundo. Ainda temos muito a fazer e muito a melhorar, então não podemos andar para trás e botar a perder todo o investimento feito.

O nosso objetivo aqui é mostrar que, mesmo trabalhando em condições precárias e enfrentando oscilações drásticas no fomento à pesquisa, os cientistas brasileiros têm feito milagre com os recursos que recebem. Cada vez nos integramos melhor à comunidade internacional, seja fazendo descobertas impactantes, publicando ou editando algumas das melhores revistas científicas, colaborando em grandes projetos, recebendo prêmios importantes, ou transformando conhecimento em soluções para problemas práticos.

Você sabe de outras boas notícias da nossa ciência? Por favor, conte-nos aqui nos comentários e as incluiremos neste diário. Continuaremos atualizando as notícias constantemente, por tempo indefinido.

Diário das conquistas da ciência brasileira:

 

(Fonte da imagem destacada)

Anúncios

8 respostas para “Conquistas da ciência brasileira”

  1. Pesquisadores do Laboratório de Síntese e Análise de Produtos Estratégicos (Lasape), da UFRJ, desenvolveram uma versão brasileira do Luminol, de nome comercial Alfa Luminox, lançado em 2010, com luminescência 3 vezes maior, sem qualquer toxicidade, muito mais barato que o americano e sua luminosidade pode vista a olho nu no escuro, sem necessidade de luz UV. Fonte: http://www.invencoesbrasileiras.com.br/luminol-com-niobio/.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.