A Arte de Orientar

Deem uma olhada neste post escrito a várias mãos no blog do Prof. Dodonov! Apresentamos diferentes visões sobre a nobre arte de orientar. 😉

Mais Um Blog de Ecologia e Estatística

Este é um post colaborativo sobre a arte de orientar bem. Para este post, convidei algumas e alguns professoras e professores que admiro e considero (e outras pessoas também consideram, conforme ouço por aí) excelentes orientadoras/es. Pedi para escrever em torno de dois parágrafos; algumas pessoas escreveram mais, o que tornou o texto mais interessante ainda! Então agradeço por escreverem!, e coloco abaixo as diferentes visões sobre como ser um bom orientador ou uma boa orientadora, finalizando com algumas palavras minhas.

Prof. Francisco Barros – Laboratório de Ecologia Bentônica, UFBA

Não existe uma fórmula mágica. Estudantes e orientadores são pessoas, e cada um é uma pessoa diferente. A interação é variável, seja flexível.

Tenha uma conversa franca, antes de “fechar o contrato” de orientação. Explique como você orienta e qual o perfil desejável para que a orientação funcione.

Seja transparente ao longo de todo o percurso, caso aconteçam desconfortos converse…

Ver o post original 2.654 mais palavras

2 respostas para “A Arte de Orientar”

  1. Oi, Marco! Você poderia fazer um post sobre qualis? Sou novata concursada e me deparei com a exigência institucional de publicações em revistas com qualis super plus. No site da capes, as classificações vão até 2016. Mas há alguns PDFs soltos em sites de universidades que mostram um qualis “não oficial” de 2019. Não entendi mais nada. Também não encontrei nada a respeito. Agradeço se vc comentar, sou gosto muito dos seus textos!

    1. Parabéns pelo novo emprego! Quanto ao Qualis, sempre achei esse sistema completamente nonsense desde que ele foi criado. Ano passado eles o tornaram pior ainda. Este ano, partiram de vez para o surreal. Não consigo nem ter motivação para escrever sobre esse sistema. No meu laboratório, simplesmente o ignoramos. Prefiro orientar meus alunos com base em princípios, não em métricas gamificadas. Por isso, na hora de escolher em quais revistas publicar, minhas recomendações são essas: https://marcoarmello.wordpress.com/2013/05/08/escolhadarevista/. Boa sorte! 🙂

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.