Sobre

Sem obstáculos em sua mente. Sem obstáculos e, portanto, sem medo.” – Tathāgata

Descrição: este blog foi criado em 2012. Nele tenho publicado textos escritos por mim, Prof. Marco Mello, e colaboradores eventuais. A origem do blog está em pequenos manuais que eu escrevi para os meus alunos em 2007 e que, em um primeiro momento, circularam apenas internamente no meu laboratório. O que escrevo aqui são conselhos, críticas e opiniões baseados na minha experiência pessoal, não regras áureas imutáveis. Tenha isso claro na sua mente ao ler este blog.

Visão: a ciência é uma cultura humana bela e poderosa, que deve ser aprendida através de um bom treinamento e não por osmose.

Missão: ajudar “aspiras” a trilharem a Jornada do Cientista.

Valores: (i) curiosidade, (ii) proatividade e (iii) autonomia.

Glossário:

  • Aspira: aspirante a cientista, ou seja, estudante de iniciação científica, mestrado ou doutorado.
  • Faixa preta: cientista que já conquistou o doutorado e pode fazer pesquisa de maneira independente.
  • Faixa vermelha-e-branca: cientista senior, que transcendeu a maturidade acadêmica e se tornou um grão-mestre acadêmico.
  • Feral:  aspira que não conta formalmente com um orientador ou conta com um orientador omisso e, por isso, acaba crescendo sozinho no mato e criando vícios, além de se tornar impermeável a conselhos.
  • Mentor: orientador que acaba adotando academicamente um aspira por ter alta sintonia pessoal e profissional com ele.
  • Novato: faixa preta que acaba de conseguir um emprego permanente ou estável como professor universitário ou pesquisador.

Pedido: se os tutoriais, conselhos e dicas dados neste blog te ajudarem em algum trabalho acadêmico (TCC, dissertação, tese, artigo, livro, resumo, pôster, palestra etc.), por favor, cite nos agradecimentos o meu nome e o endereço do blog. Eu não ganho dinheiro escrevendo aqui, mas gostaria de ganhar pelo menos alguns “obrigados” mais formais.

Público-alvo: aqui escrevo pensando em estudantes de graduação e pós-graduação que pretendem seguir carreira na ciência, que eu carinhosamente chamo de “aspiras” (aspirantes a cientista). Este blog não visa formar autodidatas, mas apenas servir como uma fonte de conselhos práticos vindos da minha bagagem como cientista, formador de cientistas, avaliador de cientistas e professor. Também dou conselhos para novatos que acabaram de conseguir a faixa preta (i.e., título de doutor) e estão na etapa final de sua jornada.

Loucos de internet: para postar um comentário neste blog, é preciso passar por mais de uma etapa de verificação, além de alguns filtros de segurança. Isso é proposital, para me proteger de loucos de internet. Por fim, reservo-me o direito de bloquear haters, flooders, trolls, spammers, justiceiros sociais, guerreiros de teclado, cheerleaders partidárias, fanáticos políticos, extremistas religiosos e analfabetos funcionais em geral. Críticas, sugestões e elogios são igualmente bem-vindos, desde que feitos com educação, como se estivéssemos em uma conversa presencial. A selvageria típica da internet não tem espaço aqui neste blog.

dilbert dick the guy from the internet

Comentários: leia cada texto deste blog até o final, com atenção, antes de decidir se concorda ou discorda de alguma coisa e, principalmente, antes de fazer um comentário. Assista os vídeos abaixo para fazer um melhor proveito da internet e da vida: