Covid-19

Nesta página divulgamos informações sobre a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Este blog está vinculado ao Laboratório de Síntese Ecológica da Universidade de São Paulo, no qual trabalham o Prof. Marco Mello, especialista em Ecologia de Interações, e a postdoc Dra. Renata Muylaert, especialista em Ecologia de Doenças, além de outros membros e colaboradores. Estudamos interações entre espécies, desde as positivas, como a polinização, até as negativas, como as zoonoses. Nosso principal modelo de estudo são os morcegos e as interações que eles fazem com diversos outros organismos.

Resolvemos contribuir para o combate à Covid-19, uma interação zoonótica que se tornou pandêmica, através da divulgação científica. Temos nos envolvido com diversas iniciativas, além de coordenar algumas delas. Nosso objetivo é ajudar a sociedade a filtrar o tsunami de notícias, separando as informações baseadas em evidências das fake news, notícias erradas e desinformação.

Índice

Nesta página, organizamos informações sobre a pandemia produzidas por nós e também por colegas de outras instituições. Navegue pelas seções a seguir de acordo com o tipo de informação que você busca.

Pacotão de posts

Se você quiser aprender mais sobre o novo coronavírus, sua origem e seus impactos dentro de um contexto de Saúde Única, comece lendo o nosso pacotão sobre a pandemia.

Voltar ao índice

Matérias e reportagens

Além de escrevermos essa série de posts, temos participado de matérias, reportagens, lives, webinars e podcasts. Veja algumas delas a seguir, abordando diferentes faces da crise que vivemos:

Voltar ao índice

Diário da pandemia

Se você quiser ler um resumo da situação e acessar notícias atualizadas e verficadas, acompanhe o nosso diário da pandemia, incluído no pacotão mencionado anteriormente.

Voltar ao índice

Observatório da pandemia

Se você quiser acessar informações e atualizações detalhadas sobre a pandemia, visite o Observatório Covid-19 da Fiocruz.

Voltar ao índice

Reportagens especiais

Se você quiser acompanhar reportagens diárias sobre a pandemia, visite a página com a cobertura especial feita pela USP:

Voltar ao índice

Gráficos e dados epidemiológicos

Se você quiser acompanhar gráficos da evolução da pandemia, visite o site do Dr. Wesley Cota.


Se você quiser ter acesso aos dados brutos usados pelo Dr. Wesley Cota, além dos códigos de programação usados para plotar os gráficos epidemiológicos mostrados no site dele, veja o GitHub do M.Sc. Maurício Vancine.


Veja também um comparativo das curvas epidemiológicas do Brasil e de outros países, com base nos dados compilados pelo site Our World in Data:

Confira no Observatório Covid-19 BR a variação diária no número reprodutivo (R₀) da Covid-19. Esse valor representa uma estimativa de quantas outras pessoas, em média, cada pessoa infectada tem contaminado. Valores acima de 1 indicam que o contágio está crescendo, valores abaixo de 1 indicam que ele está diminuindo. Pequenas variações decimais têm grande impacto sobre as curvas epidemiológicas.

Voltar ao índice


Vacinas

Se você quiser entender melhor como está sendo possível desenvolver vacinas “anticorona” em tempo recorde, leia este excelente fio do Twitter, escrito pelo M.D. Ricardo Schneckenberg:

Ou leia este unroll, se você não tiver conta no Twitter.

Se você ainda não se convenceu de que, sim, é possível desenvolver vacinas eficazes em tempo recorde, então leia também este fio da M.D. Denise Garrett:

Ou leia este unroll, se você não tiver conta no Twitter.

Se você quiser se informar sobre a situação atual das vacinas em fase final de desenvolvimento, além de entender por que ainda deve demorar um bom tempo para voltarmos a ter uma vida menos restringida, assista a este Roda Vida:


Se você quiser ver uma discussão ainda mais aprofundada sobre as vacinas, abordando diferentes lados da questão, da imunologia ao direito, assista às palestras de vários especialistas dadas neste evento organizado pela USP:


Se você quiser entender melhor a situação atual da vacinação no Brasil, assista a um excelente debate no canal do Prof. Silvio Almeida:


Assista a um programa mais recente sobre a situação atual da vacinação no Brasil e em outros países, feito no Roda Viva:


Se você quiser acompanhar a evolução do número de vacinados no Brasil, veja o monitoramento feito pelo Dr. Wesley Cota:


Se você mora no estado de São Paulo e quiser conferir informações oficiais, visite o site sobre a campanha de vacinação:

Voltar ao índice

Pandemias do passado

Se você quiser aprender mais sobre como lidamos com outras pandemias do passado, como a febre amarela, a varíola e a gripe, leia estes livros escritos pelos historiadores Sidney Chalhoub, Lilia Schwarcz e Heloisa Starling:

Voltar ao índice

Verificação de fake news

Se você recebeu uma notícia estranha sobre a pandemia no grupo de WhatsApp da família ou em uma rede social, antes de acreditar nela, ou pior, compartilhá-la, confira a plataforma Covid Verificado, mantida pelo ICB da USP:

Voltar ao índice

%d blogueiros gostam disto: