Nesta página divulgamos informações sobre a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Este blog está vinculado ao Laboratório de Síntese Ecológica da Universidade de São Paulo, no qual trabalham o Prof. Marco Mello, especialista em Ecologia de Interações, e a postdoc Dra. Renata Muylaert, especialista em Ecologia de Doenças, além de outros membros e colaboradores. Estudamos interações entre espécies, desde as positivas, como a polinização, até as negativas, como as zoonoses. Nosso principal modelo de estudo são os morcegos e as interações que eles fazem com diversos outros organismos.
Resolvemos contribuir para o combate à Covid-19, uma interação zoonótica que se tornou pandêmica, através da divulgação científica. Temos nos envolvido com diversas iniciativas, além de coordenar algumas delas. Nosso objetivo é ajudar a sociedade a filtrar o tsunami de notícias, separando as informações baseadas em evidências das fake news, notícias erradas e desinformação.
Nesta página, organizamos informações sobre a pandemia produzidas por nós e também por colegas de outras instituições. Navegue pelas seções a seguir de acordo com o tipo de informação que você busca.
Pacotão de posts
Se você quiser aprender mais sobre o novo coronavírus, sua origem, seus impactos e suas relações com outros temas, comece lendo o nosso pacotão sobre a pandemia.
Matérias e reportagens
Além de escrevermos essa série de posts, temos participado de matérias, reportagens, lives, webinars e podcasts. Veja algumas delas a seguir, abordando diferentes faces da crise que vivemos:
Diário da pandemia
Observatório da pandemia
Se você quiser acessar informações e atualizações detalhadas sobre a pandemia, visite o Observatório Covid-19 da Fiocruz.
Reportagens especiais
Se você quiser acompanhar reportagens diárias sobre a pandemia, visite a página com a cobertura especial feita pela USP:
Gráficos e dados epidemiológicos
Se você quiser acompanhar gráficos da evolução da pandemia, visite o site do Dr. Wesley Cota.

Se você quiser ter acesso aos dados brutos usados pelo Dr. Wesley Cota, além dos códigos de programação usados para plotar os gráficos epidemiológicos mostrados no site dele, veja o GitHub do M.Sc. Maurício Vancine.
Vacinas
Se você quiser entender melhor como está sendo possível desenvolver vacinas “anticorona” em tempo recorde, leia este excelente fio do Twitter, escrito pelo M.D. Ricardo Schneckenberg:
Se você ainda não se convenceu de que, sim, é possível desenvolver vacinas eficazes em tempo recorde, então leia também este fio da M.D. Denise Garrett:
Se você quiser se informar sobre a situação atual das vacinas em fase final de desenvolvimento, além de entender por que ainda deve demorar um bom tempo para voltarmos a ter uma vida menos restringida, assista a este Roda Vida:
Se você quiser ver uma discussão ainda mais aprofundada sobre as vacinas, abordando diferentes lados da questão, da imunologia ao direito, assista às palestras de vários especialistas dadas neste evento organizado pela USP:
Verificação de fake news, notícias erradas e desinformação
Se você recebeu uma notícia estranha sobre a pandemia no grupo de WhatsApp da família ou em uma rede social, antes de acreditar nela, ou pior, compartilhá-la, confira a plataforma Covid Verificado, mantida pelo ICB da USP: