Livro

Caros leitores, finalmente saiu o primeiro livro do blog, disponível como ebook e em versão impressa!

Em junho de 2016, contei para vocês que eu tinha compilado os melhores textos do blog em um livro, incluindo também textos inéditos.

Esperei meses pelo registro de copyright, que saiu agora em janeiro de 2017. Assim que ele ficou pronto, comprei também um ISBN e publiquei o livro de forma independente pela Amazon em duas versões:

Sobrevivendo na ciência: um pequeno manual para a jornada do cientista

Marco A. R. Mello, 2017, Amazon

capa-sobrevivendo-paperback

Meu objetivo com essa publicação é ajudar ainda mais na formação de novos cientistas, escrevendo de forma franca sobre temas considerados óbvios ou espinhosos. Aqui no blog, os textos foram sendo escritos de forma caótica e espontânea, seguindo inspiração ou atendendo a pedidos. No livro, eles foram ordenados de acordo com a sequência típica de etapas na formação de um cientista, tendo como fio condutor a Jornada do Herói.

O livro está sendo vendido como ebook para Kindle e também está disponível em paperback (impresso), ambas as versões vendidas por preços muito camaradas (menos do que um lanche no shopping, rs). Mesmo quem não tem o aparelho Kindle pode baixar o app da Amazon e ler o livro em qualquer notebook, desktop, tablet ou smartphone.

Assim, peço encarecidamente que comprem o livro (ebook ou impresso) e não o pirateiem, pelas seguintes razões:

  1. Boa parte do conteúdo está disponível de graça aqui no blog. O livro contém versões atualizadas e revisadas dos melhores posts, além de conter textos inéditos e estar organizado de forma muito mais didática.
  2. O preço está acessível para qualquer estudante universitário. E ainda por cima o livro pode ser baixado sem custos adicionais por quem assina Kindle Unlimited e pode até mesmo ser emprestado virtualmente para colegas menos afortunados que não podem pagar por ele.
  3. Escritores acadêmicos muitas vezes são explorados por algumas editoras (não todas, claro!) e o self-publishing é uma excelente forma de mudarmos essa cultura. Nós, cientistas, quase sempre pagamos para publicar os nossos próprios livros científicos, seja com grana do próprio bolso ou com verba de editais de agências de fomento. E depois não ganhamos sequer uma porcentagem dos royalties dos livros vendidos; quando muito, ganhamos alguns exemplares para distribuirmos como cortesia entre os amigos. Além disso, livros não contam quase nada nos currículos de cientistas brasileiros em termos de progressão na carreira ou recebimento de bolsas de produtividade; nós os escrevemos por teimosia mesmo. É por causa disso que não temos tantos livros-texto e livros técnicos originais em português (pelo menos nas ciências naturais): faltam incentivos acadêmicos e financeiros.

Agradeço de coração à minha antiga orientadora Helena Bergallo e à minha colega Tatiana Cornelissen, que escreveram os prefácios e revisaram o livro. Também devo muito aos meus orientados, alunos e colegas, com quem discuto constantemente as ideias apresentadas no livro. Por fim, não poderia me esquecer dos meus queridos leitores, pois com os seus comentários vocês me ajudam muito a revisar minhas opiniões e textos.

Se este livro vender bem, daqui a um tempo penso em publicar um segundo livro com os textos posteriores ao primeiro.

Um abraço,

Marco Mello