Avistar 2024

O Congresso Avistar, em sua 17ª edição, é um dos mais importantes eventos da América Latina relacionados à conservação da biodiversidade, observação de natureza e comunicação da ciência. Estimula a interação entre pesquisadores e a sociedade civil, tendo como ênfase a divulgação cientifica e a ciência-cidadã, ao mesmo tempo em que divulga o conhecimento e a conservação das aves brasileiras.

(Repassando as informações oficiais sobre o evento)

O evento é composto por um congresso internacional, com palestras, simpósios, atividades de divulgação cientifica e educação ambiental, além de exposições artísticas e manifestações culturais. Ocorre desde 2006, reunindo anualmente mais de 8.000 participantes brasileiros e estrangeiros, entre congressistas, palestrantes e expositores. Ao longo dos anos, este evento tem sido responsável por integrar a comunidade e promover a prática da Observação de Aves no Brasil, e atividades de turismo de observação da natureza que valorizam a biodiversidade e possibilitam a sua conservação. 

Foto da edição de 2023, por Marco Mello.

O congresso conta com os principais expoentes nacionais e internacionais da conservação, zoologia, observação de aves e comunicação científica, enquanto as discussões realizadas no âmbito do Congresso têm pautado a implementação de importantes processos da ornitologia brasileira. Como exemplos, destacam-se a lista de nomes vernáculos implementada pelo Comitê̂ Brasileiro de Registros Ornitológicos e a implementação do programa Ciência Cidadã,̃ além de parcerias com o Laboratório de Ornitologia da Universidade Cornell (Cornell Lab of Ornithology), o Instituto Butantan e a Save Brasil/BirdLife International. Além disso, o evento é voz ativa na comunidade e contribui com iniciativas e políticas públicas na área de observação de aves em parques e Unidades de Conservação, além de realizar o Censo Brasileiro de Observação de Aves. 

Foto da edição de 2023, por Marco Mello.

A parceria estabelecida ao longo dos últimos anos com o Instituto Butantan, e em particular com o Museu Biológico, potencializou o alcance do evento, especialmente nas áreas de ciência cidadã̃ e divulgação cientifica. O Instituto Butantan, tradicional centro de pesquisas do Estado de São Paulo, tem como um de seus eixos de atuação a divulgação cientifica e o atendimento ao público, oferecendo atividades educativas e de divulgação, desde a época de sua criação. 

O Avistar tem nas aves seu eixo temático, vertebrados conhecidos por seu papel como bioindicadores, e um dos poucos grupos zoológicos que podem ser facilmente observados e identificados por não- especialistas, devido aos hábitos majoritariamente diurnos, padrões de coloração e canto. De fato, existe uma interface extensa entre observadores de aves e ornitólogos, o que permite não apenas a rápida difusão de conhecimento científico, mas também a detecção de alterações resultantes de ações humanas. Alguns exemplos mais óbvios desse potencial são a identificação dos efeitos de agrotóxicos em ovos de aves silvestres, o entendimento da relação entre rotas migratórias e dispersão de agentes patogênicos, como o vírus da influenza, reflexos das mudanças climáticas sobre as populações de aves, entre outros. O conhecimento e as ações discutidas, decididas e implementadas neste âmbito estendem-se aos demais grupos de vertebrados e invertebrados, e aos ambientes onde vivem, tanto em áreas protegidas como em áreas urbanas. 

Foto da edição de 2023, por Marco Mello.

Além de permitir a aproximação entre público e ciência, o Avistar vem promovendo as iniciativas de Ciência Cidadã, o que constitui uma das tendências mais atuais de participação do grande público na coleta e análise de dados científicos, que envolvam uma grande quantidade de dados (big data). Os resultados destas iniciativas somam-se à capacidade da ciência tradicional de detecção de fenômenos em larga escala espacial e temporal, promovendo ao mesmo tempo a alfabetização cientifica e a aproximação entre a sociedade e a produção da ciência. 

O Avistar destaca-se como uma das poucas iniciativas no Brasil, na interface entre zoologia e conservação, que tem como objetivo aproximar o conhecimento científico ao grande público, através de palestras, atividades práticas e artes, permitindo transpor o conhecimento produzido e devolvê-lo à sociedade. O cenário atual indica que, no âmbito do conhecimento sobre a conservação da natureza e seus diversos aspectos (importância fundamental da diversidade, consequências da fragmentação e conversão de habitats, causas e decorrências de alterações climáticas), o conhecimento científico produzido necessita chegar à sociedade de uma maneira mais dinâmica e compreensível. 

Foto da edição de 2023, por Marco Mello.

Para tal, o Congresso é combinado com uma feira de produtos e serviços, saídas de campo, além de uma série de oficinas e atividades artístico-culturais, e o “Avistar Kids” destinado aos jovens observadores. O público do evento todo é bastante diversificado e alcança mais de nove mil participantes entre pesquisadores, observadores, fotógrafos, ornitólogos, agências, operadores e guias de observação, além de editores, artistas, ilustradores, autores e todo um ecossistema de relações ligadas à observação de aves e de vida silvestre. É bastante significativa também a presença do público geral e amantes da natureza, e dessa forma, é um evento que combina diversos princípios da ciência cidadã, integrando a comunidade científica aos mais diversos interessados, tendo um impacto social relevante. 

Foto da edição de 2023, por Marco Mello.

O Congresso Avistar reúne especialistas de todo o Brasil, além de convidados internacionais, e conta com palestras e mesas redondas abordando temas como observação de aves, ornitologia, zoologia, saúde e natureza, conservação de espécies ameaçadas, turismo de observação e ciência cidadã. 

Saiba mais visitando o site oficial do evento!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.