Lives

Agora durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), fizemos as primeiras lives do blog.

Tem sido uma experiência muito divertida interagir com os nossos leitores de forma mais direta. Além disso, temos participado de lives em outros canais de comunicação científica, especialmente por conta da pandemia, que trouxe enorme demanda por informação de qualidade. Todas as nossas lives ficam listadas aqui nesta página. Também incluiremos aqui outras lives das quais participarmos.

Webinar: O mistério das redes

Testando previsões de duas hipóteses concorrentes que se propõem a explicar um mesmo fenômeno, chegamos à conclusão de que, na verdade, era melhor integrar as duas e criar um novo modelo teórico. Nesta palestra, conto essa história e explico o que a equipe do Laboratório de Síntese Ecológica da USP descobriu ao estudar redes de interações entre espécies. Que consequências teóricas e práticas tem essa nova hipótese integradora? Como ela nos ajuda a entender melhor a dispersão de sementes, a polinização e as zoonoses? Para quais novos caminhos ela aponta? (Esta palestra é baseada na minha tese de livre-docência)

Webinar: Ligando os pontos entre dados e ideias

O que leva uma pessoa a se tornar um cientista profissional? Quais desafios e oportunidades podem aparecer ao longo do caminho? Como manter a mente focada em um objetivo final sem garantias e a muitos anos de distância? Nesta palestra, abordo esses e outros temas, usando como exemplo minha própria Jornada do Cientista. (Esta palestra é baseada no meu memorial de livre-docência)

Webinar: A Jornada do Cientista

Você já reparou como diferentes histórias de aventura ou até mesmo narrativas religiosas têm vários pontos em comum? Acredite: essas similaridades também são compartilhadas pela carreira acadêmica. Nesta nova edição de uma palestra clássica aqui do blog, o Prof. Marco Mello explicou como a “Jornada do Herói”, proposta por Joseph Campbell, pode ajudar aspiras na difícil missão de se tornarem cientistas profissionais. Webinar organizado pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano.

Live: Você teria um minuto para conversar sobre morcegos?

Nessa live, organizada pela SBEQ, conversamos sobre divulgação científica focada em morcegos, esses animais maravilhosos. Você curte compartilhar conhecimento científico? Gostaria de se envolver com divulgação científica, mas não sabe por onde começar? Quer seguir a carreira acadêmica e tem medo de investir tempo em qualquer coisa que não sejam papers? Então assista ao nosso “bat-papo”!

Webinar: A Jornada do Cientista

Você já reparou como diferentes histórias de aventura ou até mesmo narrativas religiosas têm vários pontos em comum? Acredite: essas similaridades também são compartilhadas pela carreira acadêmica. Nesta nova edição de uma palestra clássica aqui do blog, o Prof. Marco Mello explicou como a “Jornada do Herói”, proposta por Joseph Campbell, pode ajudar aspiras na difícil missão de se tornarem cientistas profissionais. Webinar organizado pelo Instituto Federal da Bahia em Lauro de Freitas.

Live: Sobrevivendo na Ciência e no ensino remoto

Como já comentamos aqui em outro post, nas universidades que mantiveram suas atividades durante a quarentena, lutamos uma dura batalha pela conversão emergencial para o ensino remoto no primeiro semestre. E muitos colegas, nas universidades que haviam suspendido suas aulas, entrarão nessa batalha a partir do segundo semestre. Precisamos trocar experiências da forma mais ampla e aberta possível. Assim, conversamos com uma grande especialista em EAD, que nos ajudou a pensar em soluções.

Roda de Conversa PPG-EE UNIFESP | Como fazer buscas sistemáticas na literatura científica | Prof. Dr. Alexandre V Palaoro UNIFESP

Para manter um journal club vivo, o pessoal do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da UNIFESP (site) me convidou para falar um pouco sobre como fazer buscas sistemáticas na literatura. A conversa foi parecida com uma live e eu, com permissão do PPG, gravei essa conversa. Espero que gostem.

Live: Sobrevivendo na Ciência e na quebrada

Muitas desvantagens e desigualdades serão acentuadas pela Covid-19. A pandemia afetou a todos nós, mas está batendo mais forte em quem veio de contextos desprivilegiados e já tinha que enfrentar desafios adicionais. Assim, nessa live ouvimos cientistas que estão lutando para sobreviver na carreira, tendo vindo da periferia ou da favela. Esta foi a nossa terceira live, feita no dia 09/06/20.

Live: Sobrevivendo na Ciência, um dia de cada vez

Na segunda live do blog, contamos com a participação especial de duas pesquisadoras e mães queridas. Discutimos os desafios relacionados a trabalhar em casa, cuidando de nós mesmos e da família em tempos de pandemia. Recebemos várias perguntas ao vivo, respondemos tantas quanto pudemos, mas ainda restaram algumas, que foram respondidas neste post.

Live: Sobrevivendo Ciência e na Quarentena

A primeira live do blog! Nessa live, discutimos como sobreviver em tempos de quarentena. Também respondemos diversas perguntas ao vivo. Como não conseguimos atender a todas as perguntas, fizemos uma segunda live.

Ciência no Bar | A arte cavalheiresca do acadêmico Zen | Prof. Dr. Marco Mello da USP

A iniciativa de divulgação científica dos estudantes da UFSC foi transferida para o mundo virtual em tempos de quarentena. Participamos de uma edição, conversando com os organizadores e espectadores sobre a carreira acadêmica e o cuidado com o bem-estar.

Qual a Origem do Novo Coronavírus? | Corona-Vídeos #2

Neste vídeo discutimos as origens do novo coronavírus SARS-Cov-2, enfatizando as características biológicas dos seus hospedeiros mais próximos e características estruturais do vírus.

O que deu certo no combate ao COVID-19? | Corona-Vídeos #3

Neste vídeo discutimos sobre algumas estratégias adotadas por países como a China, Coréia do Sul e Singapura para enfrentar a COVID-19, como o uso de máscaras, o distanciamento social e as quarentenas.

%d blogueiros gostam disto: