7 maneiras de inserir dados no R

Você já “erRou” hoje? Trabalhar em R vem se tornado tão comum que parece até ser pré-requisito saber R para fazer análises de dados. Neste post mostro 7 maneiras de inserir dados no programa R, e algumas formas de exportar dados também. Bora lá?

Oi pessoal,

Aproveitando a deixa do post recente sobre R, vamos conhecer algumas maneiras de inserir dados neste software incrível e onipresente na pesquisa mundial. Este post é adequado para qualquer iniciante em R que saiba abrir um script e “setar” uma pasta de trabalho. Nele eu mostro como inserir dados convencionais (tipo data frame com colunas que contém rótulos de colunas, como explicado em outro post).

Neste semestre eu tive a alegria de ministrar a disciplina de Modelos Estatísticos Aplicados à Ecologia para os alunos do terceiro ano da graduação em Ecologia na Unesp Rio Claro. Dos 24 alunos somente dois já haviam tido contato com o R e sabiam inserir dados no programa. Eu não esperava que eles soubessem muito de R, mas lembro que no meu terceiro ano eu já estava fazendo estágio e tentando entender regressões para responder perguntas ecológicas, fosse no lab ou nas práticas da disciplina Ecologia de Comunidades da UFSCar. Qualquer leitura que me ajudasse nisso teria sido muito bem-vinda naquela época, principalmente alguma que revelasse os segredos do misterioso mundo da programação. Isso me motivou a escrever este post.

Para facilitar, criei um repositório no GitHub, da mesma forma que em outros posts, para que você possa rodar o script comentado direto do seu computador*. Basta você seguir o link, clicar em “Clone or Download” e depois em “Download ZIP”, conforme o print a seguir. Depois basta você descomprimir o arquivo ZIP e abrir o script direto no RStudio ou no R. Siga os passos direto no script e voilà! Você saberá inserir dados do tipo data frame simples no R e também exportar os seus dados!

clique_aqui
Fonte da Imagem: Renata Muylaert

 

E você? 

Você sabe de mais formas de se inserir dados no R?? Comente aqui, ou edite direto no GitHub. 😀

Possíveis problemas e soluções

Separador decimal: Se no seu gerenciador de planilhas (Excel, Calc ou Numbers) você estiver usando vírgulas para separar os decimais, o R pode entender os seus dados errado. Quando você estiver usando vírgula (tipo 10,2% ao invés de 10.2% de floresta), use o argumento dec = “,” no seu comando de input (read.table) que o R lerá os seus dados corretamente e os transformará em decimais separados por ponto (10,2 se tornará automaticamente 10.2).

Separador de colunas: Se no arquivo TXT (feito no Bloco de Notas, por exemplo) os seus dados estiverem separados por tabulação, pode ser que o R não os entenda. Aí é só você usar o argumento sep = “\t” no seu comando de input (read.table) que o R lerá os seus dados corretamente.

Linhas com nomes repetidos: Se na sua tabela de dados as linhas estiverem identificadas (por exemplo, com números), o R não aceitará que elas tenham nomes repetidos, pois cada linha deve ter um identificador único. No script de exemplo, os dados foram exportados sem números de linhas, usando o argumento row.names = FALSE. Preste atenção a isso, se quiser que os seus dados sejam exportados com nomes de linhas (eles não têm nomes de colunas) usando row.names = FALSE no comando de exportação (write.table por exemplo).

 

Anúncios

3 respostas para “7 maneiras de inserir dados no R”

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.