Resoluções e memorandos para um próspero ano novo do pós-graduando

Como dizem que o trabalho no Brasil só começa de verdade depois do Carnaval (e sua respectiva ressaca), vamos a algumas resoluções de ano novo focadas no pós-graduando.

Esse post foi escrito em 2014, quando eu ainda mexia no meu outro blog, o umabiologa. Adaptei-o para os tempos correntes:

  1. Ter uma vida;
  2. Tomar menos café, afinal meu estômago precisa durar pelo menos até eu passar em um concurso;
  3. Não checar e-mails às dez horas da noite ou logo antes de me deitar, se não quiser ver cobranças do meu orientador que me levarão à insônia;
  4. Atualizar os nomes dos 800 MB de papers que eu baixei e não li;
  5. Submeter o paper e conquistar o mundo;
  6. Ler o que os revisores disseram sobre “como meu artigo é legal, mas não para aquela revista” como se não fosse comigo. Socar uma almofada e não levar a avalanche de críticas para o lado pessoal;
  7. Não ter pressa para terminar a pós-graduação. Afinal de contas, para que ter pressa de ficar sem bolsa e sem emprego?
  8. Lembrar que o papel aceita qualquer coisa, mas a FAPESP não;
  9. Lembrar que o relatório de hoje é o paper de amanhã;
  10. Nunca subestimar a burocracia. Se algo pode ser burocrático em um programa de pós, será!
  11. Não copiar e colar o script em vão;
  12. Se o código funcionar ou não funcionar e eu não souber por que, descobrir o porquê.
Imagem inspirada em ‘Curtindo a Vida Adoidado’ (Ferris Bueller’s Day Off), filme de 1986.
Fonte da Imagem: https://posgraduando.com/

Uma resposta para “”

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.